Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

sábado, 10 de maio de 2014

Lápis de cor: Releitura de Marcello Barenghi


Mais uma releitura de Marcello Barenghi. Preguiça gigantesca de terminar o fundo que ficou tosco. Fiz em mais ou menos 7 horas.

Material:
Lápis de cor faber castell escolar (cx com 48 cores);
Papel Canson linha Univesitária 300gr.

10 comentários:

  1. Gosto do que as artes visuais causam em minha retina. Há sempre mais do que vemos para ser visto. Ótimo! Silvia, aproveito e convido para comente meu triste “THE SMITHS, O CONTO” http://jefhcardoso.blogspot.com Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson
      Seja bem vindo. Agradeço sua visita e já dei uma passadinha para ler seus textos que são bem legais.

      Volte sempre.
      Abs

      Excluir
  2. Ficou lindo, Silvia!
    Pena que você teve preguiça com o fundo, mas apesar de tudo, o sorvete ficou bem destacado e marcando presença. Dá vontade de pegar um pedaço... deve ter gosto de chiclete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nane \o/
      Essa semana ando meio preguiçosa mesmo, de vez em quando me dou essa oportunidade...hehehe

      Também fiquei com a sensação de que o desenho ficou com "gosto" de chiclete...rs

      Legal conseguir fazer com que os desenhos passem essas sensações, né?!

      beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  3. Mandou muito bemmm Silvia!
    Mas porque não usou os lápis lindos e maravilhosos?? =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora \o/
      Não usei ainda porque o estojo é pesado para carregar até a escola que é meio longe. (Ônibus+trem+caminhada). E ainda não tenho destreza para usar os dois lápis juntos, mas em breve começarei a usá-los.
      beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  4. Nossa, ficou mesmo bem marcante a noção de tridimensionalidade! Mais incrível ainda é ver como materiais que teoricamente são de baixo custo geram resultados de estudos belíssimos! Saber usar o material é outra história mesmo, hehehe!

    Ficou lindo, Silvia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce \o/
      Realmente saber usar o material é outra história mesmo. Jamais pensei que um material "simples" daria um resultado tão legal. É preciso dedicação, viu?! Fácil não é, mas impossível muito menos.

      beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  5. Silvia, tenho uma dúvida em relação ao papel.
    Eu sei que dependendo da composição do lápis, eu consigo trabalhar melhor a mistura de cores na quantidade de camadas até saturar o papel. Mas você saberia me dizer o quanto de influência o papel tem nessa questão de se saturar de pigmento? Se papel de gramatura mais alta comporta mais, ou se é mesmo a porosidade que vai definir isso independente da gramatura....

    Tô perguntando isso porque aquele meu papel com textura de tela tá aguentando muito lápis de cor não, tadinho. rs

    ResponderExcluir
  6. Nane
    O que tenho usado no curso tem sido apenas o canson linha universitária 300gr. Ele tem aguentado muito, viu?!
    Outro papel que o professor indicou, mas que ainda não usei, foi o Fabriano 121 L.

    Infelizmente ainda não consigo te ajudar, mas sua pergunta está anotada e te respondo depois da próxima aula....rs,rs,rs Como é bom ter professor...rs,rs,rs

    bjs

    ResponderExcluir