Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Sketchbook: Torre com sino

Esse desenho (e outros) está mais que bem atrasado. Os festerês de carnaval já acabaram e agora que venho postar um desenho de observação feito no final de ano..foi malzaê.  Antes tarde do que nunca...rs

Fiz uns dias antes das festas de final de ano lá no Shopping Tatuapé.  Esse desenho ficou um tempão no sketchbook sem finalizar porque eu queria colocar COR, mas não sabia que material usar.

Bom, as canetinhas aquareláveis da Faber Castell (post aqui, aqui, aqui e aqui..rs) foram as escolhidas e para fazer a aguada usei o pincel com reservatório. (Sei que estou devendo um post sobre este pincel, mas não tenho conseguido tempo para fotografar =(   ) .

Sou sincera em dizer que gostei do resultado que consegui alcançar.


Sim, eu sei que faltou um fundo, mas vamos com calma. Ainda estou aprendendo a lidar com cores e fiquei morrendo de medo de estragar o desenho.

Finalizei enquanto aguardava, numa fila interminável, meu ônibus chegar.

Como fiz:
Para o telhado: Usei a cor marrom apenas. Contornei e com o pincel fui levando a cor para o centro deixando manchas. Depois de seco contornei novamente porque queria deixar as bordinhas mais escuras.

Para as paredes: Usei as cores amarelo e marrom. Contornei com amarelo e fui levando a cor para o centro deixando manchas. Depois de seco passei a cor marrom em alguns pontos e usei o pincel para fazer as manchas.

Para o sino: Usei as cores azul e marrom. Contornei com azul e fui levando a cor para o centro deixando manchas. Depois de seco usei o marrom em alguns pontos para fazer as manchas com pincel. Esperei secar e depois contornei com o azul para finalizar.

Observei que deixando o papel secar entre uma etapa e outra as manchas ficam mais visíveis. Quando o papel ainda está molhado as manchas se mesclam, mas ainda assim a cor escura sobressai. Se eu estiver errada por favor deixem nos comentários.

Acho que é isso pessoal. \o_

Material: canetinhas aquareláveis Faber Castell, lápis 2B Faber Castell e borracha branca Staedtler.

5 comentários:

  1. Silvia, você vai rir:
    Cheguei agora do trabalho, e não sei se é o cansaço nos olhos, ou a leseira pós-janta, mas quando olhei pra sua torre do sino, ela parecia que tava se mexendo, tipo pulsando assim no telhado... Tomei um susto! Mas pode ser também algum efeito causado pelo jeito como você desenhou as telhas, ou pela perspectiva... Pode rir, vai....

    Sobre o estudo, achei bacana essa sua constatação sobre a diferença entre pintar por cima da tinta molhada x pintar por cima da tinta seca. Eu me ferro bonito por não esperar a tinta secar... ansiedade em pessoa.

    Me diz uma coisa: você carrega essa caneta com reservatório cheio de água na bolsa? Não corre o risco de molhar tudo não? Um amigo meu tem dessas canetas, mas nunca me ocorreu perguntar pra ele sobre isso... Acho que só pensei agora porque você disse que usou ela na rua (esperando ônibus).

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Nane
    Sério mesmo que a torre parece se mexer? Gente, será que consegui algum efeito especial sem perceber? Vou mandar meu currículo para a Pixar...rs,rs,rs Sinceramente não consigo perceber esse movimento.. :(

    Sobre esperar a tinta secar: você pode usar o secador de cabelos. Vejo muita gente fazendo isso no youtube, mas eu sinceramente nunca fiz. Vou testar também.

    Então, como estou devendo post sobre esse pincel aproveitei para carregá-lo na bolsa para saber se vaza e fazer um post detalhado. ELA É MARAVILHOSA *____* . Eu guardei no estojinho com lápis de cor aquarelável, caneta da faber castell nanquim e etc. Ela ficou rolando dentro da minha bolsa. E não vazou nadica de água \o/\o/\o/. Três vivas para o pincel: Viva! Viva! Viva!. Tenho amado ele.

    bjs e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Ainn aquarela *___* acho que vou ter q por essas canetinhas na minha lista..aa..aa..aa...rs Outro dia tentei desenhar o coreto que tem no jardim em frente de casa...fracassei...não tive paciência com as linha retas, e ângulos... quem sabe numa próxima!

    Eu não tenho muita paciência para esperar secar...e ja usei ecador, funciona sim...ma vou praticar a paciência rs Adorei tudo explicadinho =D

    Ainda estou aguardando meu pincel com reservatório...que bom aber que ele não vaza! Mais facil ainda para eu carregar junto com meu estojo de aquarelas super pocket!

    ResponderExcluir
  4. Débora
    Coloca, estou amando essas canetinhas. Desde pequena sempre desejei fazer algo mais que contorno e pontilhismo com elas. Ainda bem que inventaram as aquareláveis e a graças a Nane descobrimos essa maravilha.

    Eu costumo fazer a pintura por partes. Assim, enquanto faço uma a outra vai secando...rs Não faço tudo de uma vez porque ai demora mesmo para esperar secar e sou ansiosa demais...rs

    Amei saber que o secador funciona. Vou adotar a dica.

    Juro que não esqueci de vc a respeito do meu post sobre esse pincel...nem tenho mais cara para falar alguma coisa... =(

    bjs

    ResponderExcluir