Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

domingo, 23 de março de 2014

Mimo do mês: Giz de cera Acrilex, Faber Castell e Crayola

Estava louca para fazer esse post. Aliás, estou com vontade de fazer vários posts, mas o tempo não me permite. Chronos deve estar zangado comigo.

Vamos ao que interessa: GIZ DE CERA \o/
Neste post aqui falei um pouquinho sobre o giz de cera.

Tudo começou quando tive a ideia de fazer o desenho de uma foto do meu sobrinho Alexandre. Carinhosamente chamado por mim de: Alezinho, amor, princípe...rs Coisas de tia corujona *__*


Só que eu queria cores. Algo que realmente representasse o mundo infantil e na minha opinião o giz de cera se identifica muito com esse universo.

Bom, desenho feito e material escolhido era o momento de fazer os testes e descobrir como poderia usá-lo.

Eu já tinha em casa um jogo de 12 cores da Acrilex.



O estudo: 

Observações:
- embora a cera esteja misturada com o pigmento parece que são separados (melhor definição que encontrei)
- mais frágil, quebra fácil;
- impossível mesclar as cores;
- o branco não mistura nada;
- embora algumas cores mostrem ter o pigmento forte, acredito que a quantidade de cera não permite mesclas;
- as cores sozinhas são bonitas;
- cores fracas;
- algumas cores muito fracas: amarelo, salmão, verde claro;
- ao sobrepor, as cores não se mesclam; algumas "tampam" a que está por baixo;
- ao tentar misturar mesmo com força o giz começa a patinar logo,.


Não satisfeita, resolvi comprar e experimentar o giz de cera da Faber Castell. Paguei R$ 3,00 (precinho amigo \o/ ) numa caixa pequena com 15 cores.



O estudo:


- macio;
- cores parecem mais transparente;
- esfarela um pouquinho, nada demais;
- não é tão difícil misturar;
- cores lindas;
- tem mais brilho por conta da cera;
- mais frágil, quebra fácil; apesar de estar escrito na caixa que é mais resistente;


E para finalizar com glória e pompa: Giz de cera Crayola. Descobri essa marca fuçando na internet e fiquei muito curiosa, mas só encontrava em site gringo. No sábado (08/03) estava perambulando pela Ri Happy e sem querer achei num cantinho escondidinho essa caixinha com 24 cores. *___* Parecia criança,  e claro pedi embrulho para presente, como sempre..rs,rs,rs


A caixa é pequena, e eles ficam bem firmes dentro dela.

Olha que bacana! Cada lápis vem envolvido num papel 
com o nome da cor =)

O estudo:

- opaco \o/ , não fica brilhante;
- mais macio;
- mais fácil de misturar as cores, dá para fazer umas 3 camadas antes de começar a patinar;
- mais firme;
- cores fortes;
- o branco mistura bem, ou seja, funciona \o/;
- tanto misturadas como sozinhas as cores são lindas;
- mais variedade de cores (existe estojo com 150 cores. Necessito);
- cada giz está envolvido com papel que vem escrito o nome da cor. Detalhe que o nome está escrito no final assim você pode ir rasgando conforme a necessidade que o nome vai durar um bom tempo;
- não sei o que são esses brilhos, pensei que fosse purpurina ou excesso de calor/frio, mas não e não interfere na pintura;

Aqui estão os primeiros rascunhos do desenho. A ideia é rabiscar, deixar o traço mais solto, imprimir o gesto para ficar mais expressivo deixando de lado o realismo.

A princípio fui pegando as cores aleatoriamente, depois fui buscando harmonia.
Aqui fiz em papel vegetal.

Aqui papel sulfite A2.

O estudo ainda está rolando não quero me precipitar, por isso não tem um desenho final agora...rs

3 comentários:

  1. Silvia!!!
    Tô de olho crescindo nesse crayola que mostrou, e imaginando você toda rica numa piscina de caixas e mais caixas com 150 bastões de giz de cera.

    Gostei do estudo que você fez das cores de cada marca. No fim das contas, o que pude perceber foi que cada marca aparenta ter um nicho diferente como público. Isto é, enquanto o Acrilex e o Faber Castell são mais escolares mesmo, o Crayola parece se aproximar mais do material de caráter artístico. Fazendo uma comparação forçada, é como se Acrilex fosse "pra 4 anos", Faber " pra 7 anos" e Crayola "pra 13 anos", sacou?

    Como é tudo a base de cera, experimenta diluir com solvente. Lembra da experiência que eu fiz com pastel oleoso? O solvente de tinta de parede que usei dilui cera muito bem, então acho que pode dar algum efeito legal no giz escolar.

    Outra dica (que você já deve saber) é usar esse material em obras de formatos grandes, pra explorar mais a técnica e as texturas. =)

    Aposto que seu príncipe vai adorar a homenagem que a tia dele tá fazendo. Não esqueça de emoldurar depois e dar de presente pra ele pendurar no quarto dele (e futuramente no escritório xD).

    Quero ver a versão final! o/
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nane \o/
    Adooooro suas observações.
    Amei a piscina cheia de giz...hahahahaha RYCA, PHYNA E ABAPHANDO....hahahahahahaha

    Pensei mesmo em tudo o que você escreveu, mas só depois que coloquei o post no ar...rs E te juro lembrei desse seu estudo também. Farei os testes assim que der. As vezes sinto que meus posts acabam faltando alguma coisa...

    Eu particularmente desconfio que o Crayola é feito com óleo ao invés de cera, porque ele é muito bom mesmo. Infelizmente a caixinha que tenho não diz nada sobre isso =(. Continuo fuçando o mundo internético para descobri mais coisas.

    Na verdade o Alezinho ficou com cara de "Ué" quando eu disse que havia desenhado ele. Só que esse desenho eu fiz como "uma forma de tê-lo" só p/ mim. Consegui fazer mais dois estudos e vou postar assim que terminar de te responder.

    bjs e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Já tentou usar o Giz de cera PIRATININGA, são os melhores que já vi.
    fica a dica

    www.piratininga.ind.br

    ResponderExcluir