Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Canetinhas aquareláveis Faber Castell, terceira parte

E continuando o assunto canetinhas aquareláveis...

Cheguei em casa empolgada e arrisquei mais um teste com as canetinhas aquareláveis. E a pedido da querida Débora do blog NO CANTO DA MESA resolvi testar meu pincel com reservatório.

Material:
Lápis grafite;
Borracha Limpa tipos;
Papel sulfite para esboço;

Boneco articulado;
Canson aquarela A4 Linha Universitária;
Pincel com reservatório;
Canetinhas aquareláveis Faber Castell.


Nesse teste usei três cores: vermelho, laranja e amarelo para tentar um degradê. As cores foram colocadas lado a lado com um espaço entre elas. Assim eu teria um local em branco para mesclar e alcançar o degradê. Deu certo. 

Como comentei acima, aproveitei para experimentar o pincel com reservatório. Ele é muito prático, mas precisa "jeito" para acertar a quantidade de água que vamos usar. Tentarei fazer um post sobre ele.

E agora o desenho:

Um pouco detalhado:
Dessa vez não fiz mais nenhum contorno. Deixei exatamente como a aguada se revelou. Achei bacana. Não é um trabalho fácil, mas aos pouquinhos vamos aprendendo a lidar com o material.

3 comentários:

  1. Ebaaaa!!! Você testou o pincel! Menina noite passada sonhei que estava usando um kkkk!!! Ahh e comprei o papel aquarela, igual o seu..preciso testar!

    Bommm... eu gostei muito desse seu estudo com varias cores...vc conseguiu o degrade! Senti falta de ver o desenho apenas com a canetinha sem aquarelar antes, pra eu ver a técnica do espaço entre as cores.

    Essas canetinhas são boas mesmo né? quando a gente acha que já viu de tudo aparece isso pra nos dar lombrigas! As cores são vibrantes!! Adorei, vc conseguiu dar uma luz muito bonita! Obrigada por dividir a experiencia!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Silvia!
    Ficou muito bacana esse estudo com a canetinha aquarela. Adorei você ter optado por não marcar o contorno e deixar apenas as manchas se unirem para fazer a passagem de claro e escuro.

    Também tive a mesma curiosidade da Débora de ver o antes e o depois para saber o espaçamento das cores. Essa caneta com reservatório deve ser tudo de bom! Não tenho uma, mas tá na lista de desejo.

    Bjos! o/

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas \o/

    Eu nem pensei nisso...rs Vou postar como foi essa maneira de pintar com espaços para fazer a mistura.


    bjs

    ResponderExcluir