Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Canetinha aquarelável e a tal Arte Final...último episódio.

Enfim, o último exercício com canetinhas aquareláveis.

Material:
Canetinhas aquareláveis Faber Castell;
Esboço usado nos exercícios até aqui;
Canson aquarela A4 Linha Universitária;
Pincel com reservatório;
Nanquim chinês;
bico de pena escolar.

Segue o esboço que usei para todos os exercícios:
Débora (NO CANTO DA MESA) como pedido segue o rascunho...rs

Desenhei de observação o boneco articulado e depois fiz um decalque para todos os exercícios até aqui. Para o decalque uso o grafite integral 6B da Faber Castell. Procuro deixar o traço bem leve para apagar depois.

Em seguida fiz a tal arte final com o nanquim chinês e o bico de pena escolar.

Usei dois tons de verde e o amarelo para dar luz.

Aqui também usei o pincel com reservatório. Muito prático mesmo. Merece um post só desse assunto...rs
ps: 3 gotinhas de nanquim caíram em cima do papel grrrrrrr

Conclusão geral:
As cores são miscíveis entre si.;
É possível alcançar um degradê muito bacana com uma única cor ou várias;
Material de fácil acesso: qualquer papelaria vende e não é tão caro (paguei uns R$ 15,00 em 12/2013);
Na minha opinião o melhor papel para se trabalhar com elas é o de gramatura acima de 300.
Ótima opção para desenhar ao ar livre;
Depois que você faz uma mistura é preciso limpar/passar a ponta em outro papel antes de voltar ao desenho porque a pontinha fica manchada da outra tinta;
Recomendo.






4 comentários:

  1. Eu também uso aqueles lenços umedecidos da primeira foto!!! \o/
    *pigarro* caham...

    Amei o passo a passo. Essa mistura com tons de verde e amarelo ficou muito linda. Os manchadinhos da aquarela são de um charme sem igual! Poxa vida, Silvia, não vejo a hora de ver uma de suas criações toda colorida.

    Obrigada por compartilhar as descobertas. Aguardo pelo post voltado para a caneta com reservatório. Ela é tudo de bom e necessito de uma na minha vida!

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nane
      Esse lencinhos umedecidos não saem do ateliê. Uso constantemente para limpar as mãos. Já fiz post sobre ele aqui no blog.

      Estou pensando em tentar uma criação...pensando...rs,rs,rs

      Pode deixar. Já estou preparando post sobre a caneta com reservatório. Realmente ela é muito prática.

      Obrigada por comentar.

      Bjs

      Excluir
  2. Nunca pensei nos lencinhos pra esse fimmm...! Otimo otimo!!
    Adoreiii o estudoo!!! Adorei as coresss e tbm quero ver um post para o pincel com reservatório! rrsrsrs vontadddeeesss

    *___* tenho um ``vasinho`` desses que vc colocou lápis de cor...mas ja estou precisando de maiiss... são lindoss o meu e pink S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora \o/
      Esses lencinhos são muito bons. Não deixam as mãos grudentas/melecadas ou molhadas. Vale a pena ter um. Eu sujo as mãos com facilidade e eles me salvam. Isso nos ajuda a manter os desenhos mais limpinhos ;).

      Os vasinhos deram um "tcham" na mesa do ateliê. Tenho 5 (vermelho, verde, azul, amarelo e branco), todos com lápis, canetinhas....etc. São uma mão na roda.

      Vou ver se consigo tirar uma foto de como as coisas ficam dispostas na mesa. Procuro deixar tudo à mão para facilitar a vida.

      Sobre o pincel com reservatório vou fazer post com certeza. Só aguardem um pouquinho porque a vida para variar anda corrida demais :( .

      Bjs e obrigada por comentar.

      Excluir