Como qualquer criança sempre gostei de brincar, pular, cantar, rir e estar com amiguinhos, mas sobretudo era muito bom ficar sentada no chão do meu quarto copiando todos os desenhos de que gostava. Adorava sentar-me ao lado de um vizinho para ver surgir de seus riscos lindos desenhos. Nem sempre ele usava referência... era como se o lápis pudesse ver o que havia em sua mente. Isso me fascinava. Ficava encantada, e ainda fico, ao ver pessoas desenhando....nos trens, metrôs e pracinhas. Durante o período escolar aguardava ansiosa pelas aulas de artes. Receber, com o material novo, os lápis de cor, canetinhas e giz de cera era um momento único. Os anos se passaram e o interesse pelo desenho ficou adormecido, mas sempre ficava atenta quando o assunto surgia. Quando adulta decidi retomar essa paixão e, após indicação de uma grande amiga, fiz minha matrícula na Oficina Cultural Alfredo Volpi para o curso de Iniciação ao Desenho e não parei mais. Logo me formei em Artes Visuais. Com o término da faculdade abri mão das técnicas que nela conheci optando por seguir apenas com o desenho. Hoje percebo que em cada traço que faço fica um pouco de mim, da minha história e da maneira como vejo o mundo, seja no traçado duro e cinza dos dias nublados e frios, seja no traçado leve e de tons pastéis dos dias de paz ou ainda nas cores vibrantes que me exige os dias mais ensolarados.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Colagem

Não consigo lembrar exatamente em que ano fiz esse trabalho. Ganhei várias agendas iguaizinhas de um ano anterior e de imediato tive a ideia de recortar as imagens e fazer uma colagem . O resultado foi esse e confesso que gostei muito.
Material: cola, tesoura (dããã), estilete de precisão, algum papel grosso que não lembro mais...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sketchbook: Capuccino


Desenho realizado há alguns dias enquanto saboreava meu amado capuccino.
É, eu sei que o desenho não é um dos melhores, mas paciência. Tem dias que os olhos não querem enxergar de verdade. Foi o que aconteceu com o píres desse desenho. Ele ficou bem, mas bem fora da realidade, enquanto a xícara ficou bem desenhada. Refiz diversas vezes o píres, mas infelizmente não consegui acertar o tal raio do escorço :(. Fica para próxima.

Uma observação: Descobri que a melhor borracha para fazer alguns acertinhos nos desenhos feito nesse novo sketchbook da Canson é a borracha branca staedtler. Neste caso a limpa tipos não retira o grafite que fica depositado nos "gruminhos" do papel. #ficaadica ;)

Material: lápis 2B,4B e 6B faber castell, limpa tipo e borracha branca staedtler.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Desenho da Letícia no novo suporte do ateliê


Minha sobrinha Letícia esteve em casa uns dias atrás e aproveitou para estrear o novo suporte do ateliê. Incrível como ela ficou encantada com a ideia de poder "rabiscar na parede" sem levar bronca. Ela não se conteve pegou logo um giz e fez seu registro. Ficou um pouco alto para ela e tivemos que desenhar o sol conforme suas orientações...rs. Óbvio que agora ela não vai mais querer sair lá de casa (uhuhuh \o/). E claro, ouvi da minha irmã: Silvinha, você não pára de inventar?!...rs  Tia é para essas coisas...rs
Material: lousa feita de contact preto fosco, giz de lousa

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Fim de semana, Família e Desenho \o/


Minha sobrinha Letícia de 10 anos e eu agendamos uma tarde de sábado para desenharmos juntas. Foi uma tarde maravilhosa. Desde pequena ela gosta de desenhar e há pouco tempo terminou seu primeiro sketchbook.
Resolvemos desenhar uma miniatura do New Beetle do pai dela. Enquanto a família conversava nós duas ficamos na mesa ao lado colocando os lápis para trabalhar.
Mais uma tarde que desejei que não terminasse.
Esse foi o resultado do meu desenho.
material: sketchbook de papel kraft, lápis faber castell 4B 

sábado, 7 de dezembro de 2013

Desenho e foto num dia maravilhoso \o/

Como é bom estar com pessoas que amamos MUITO e fazendo coisas que também amamos MUITO. Um privilégio. Uma dádiva. 

Dia desses meu namorido, minha amiga Paulinha e eu nos encontramos no Parque Villa Lobos para pedalarmos e colocarmos o papo em dia. Faltou o Eston, marido da Paulinha, que já tinha outro compromisso. Uma pena. Foi uma manhã super gostosa.  

Resolvi fazer um desenho no novo sketchbook e apesar de ser muito lerda eles esperaram pacientemente, sem reclamar..rs Fiquei com dó deles...rs 

Eles adoram fotografia e claro fui alvo de seus cliques. :)

As fotos ficaram muito boas. Pena a Paulinha ainda não ter conseguido me enviar as fotos que ela tirou.

Aqui vai uma que meu namorido tirou enquanto eu desenhava. Amei o efeito. 

Esse foi um daqueles dias que desejamos que nunca termine. 

Amo vocês um tantão assim.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sketchbook: Cestinho


Cestinho que fiz no horário do almoço aqui no trabalho. Foi super delícia fazê-lo. Estava sozinha (adorooo) e me empolguei, perdi a hora de voltar..rs Claro, terminei em casa.

Gostei do resultado. Amo trabalhar com luz e sombra com lápis grafite. Confesso que ainda penso em melhorar uma coisinha aqui e outra ali, mas me reservo por medo de estragá-lo.

Pena a foto ter capturado o desenho atrás da folha :( . É um tijolinho que fiz com nanquim para testar o sketchbook novo. Talvez a luz contrária tenha resultado esse efeito na hora de fotografar.

Material: lápis faber castell nºs 2B,4B e 6B, borracha limpa tipos e staedtler branca e o novo sketchbook.